Dia de Reis

Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, chegaram a Jerusalém uns magos vindos do Oriente. E perguntaram: «Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo.» (Mt 2, 1-2)

Não se sabe a real origem dos Reis Magos, mas reza a lenda que um dos Reis era negro africano, o outro branco europeu e o terceiro moreno indiano (ou assírio), representando a humanidade conhecida da época:
– o rei Baltazar saiu da África, levando para o menino mirra, um presente ofertado aos profetas. A mirra é um arbusto originário desse país, de onde é extraída uma resina para preparação de medicamentos.
– o rei Gaspar, que partiu da Índia, foi o incenso, como alusão à sua divindade. Os incensos são queimados há milhões de anos para aromatizar os ambientes, espantando insetos e energias negativas, além de representar a fé e a espiritualidade.
– o rei Melchior ou Belchior partiu da Europa, levando ouro ao Messias, rei dos reis. O ouro simbolizava a nobreza e era oferecido apenas aos deuses.