testemunhos

Neste fim de semana realizou-se o curso de animadores, na qual recebi a proposta de dar o meu testemunho sobre o que isto foi para mim.

E começo a pensar que isto foi um sinal de Deus, pois somente ele sabe o quão estes últimos dias me mudaram, me fizeram bem ..

Ando no Grupo De Jovens há 5 anos, e tal como todos os outros grupos passamos por momentos bons e outros menos bons. Porque todos nós que somos membros de um grupo, sabemos o quão difícil é nos dias de hoje que os jovens da atualidade queiram abdicar do seu tempo, em fazer algo que realmente valha a pena, em lutar por algo, seguir algo!

 Tornamo-nos numa sociedade fútil, destinada as melhores marcas, os melhores carros, em tirar as melhores fotos para as redes sociais. Por isso, tornam-se muito poucos aqueles que procuram lutar por um mundo melhor, porque ser membro de um grupo de jovens é isso mesmo!

E por essa razão em pleno séc. XXI fica difícil manter um grupo, fica difícil cativar, fica difícil de manter a esperança, pois tal como foi dito: ”ser diferente não é fácil”

E este curso ensinou-me a cativar, a manter a esperança, ensinou-me a ser diferente que era coisa que já não sentia á imenso tempo … ou seja, ensinou-me as bases de me tornar numa animadora , porque ate então não sabia , ensinou me e mostrou me que vale a pena sê-lo, causou esse impacto a mim e a todos aqueles que tiveram a oportunidade de vivencia-lo, porque todos nós estamos juntos nesta “causa”, afinal não sou a única (foi o que pensei) , todos nós nestes dias juntamos os nossos incómodos, inquietações ,deixamos para lá e todos juntos com o coração cheio afirmamos :”Eis-me aqui senhor” !

E é por essas pessoas que devemos lutar, é pelo meu Grupo, por todos aqueles que estão desamparados, e acima de tudo é por Deus que devemos lutar, pelo nosso maior animador.

Dando o meu testemunho pessoal … Os últimos dois anos da minha vida não foram nada fáceis, perdi a esperança em mim, não sabia responder a tantas perguntas que me questionava, via um mundo cinzento. Fui perdendo a Fé …

Eu sabia que algo estava errado comigo, sabia que me sentia incompleta, mas recusei a pedir ajuda! recusei-me a voltar a sentir Deus comigo, sentia-me só . Deixei que a vela da minha fe se apagasse.

E ironia do destino, quando voltei a entrar numa casa que me é tao especial, poder voltar a ver pessoas que em tempos me marcaram tanto, deu-me a possibilidade de me redimir ,de chorar , de refletir , mas acima de tudo entender que senti muita a falta de Deus , sentir falta de ser feliz , porque afinal de contas ser cristão é ser feliz .

Em suma, o curso de animadores ofereceu-me … a coragem, força, esperança que carrego dentro de mim para enfrentar as adversidades que possas surgir no meu grupo!

Ofereceu-me o sentimento de voltar a pertencer a Deus e à Igreja …

Se tivesse que descrever numa palavra o que foi este curso para mim; atrever-me-ia a dizer que este foi o curso que me voltou a fazer ACREDITAR!

Ângela (animadora do Grupo Fermentões)

OUTRO TESTEMUNHO

“Jovens, não renuncieis ao melhor da vossa juventude, não observeis a vida de 1 varanda” (Cristo Vive, nº 143_Papa Francisco)

Para mim, enquanto elemento da equipa, foi com grande emoção que vivi este curso direcionado para animadores.

Confesso que, por vezes, tal como todo o animador, sinto-me sem forças, com pensamentos como já não ter nada a acrescentar, falta de entusiasmo e o comodismo aparece… Mas eis que tudo faz sentido assim que me deixo levar por Deus nessa missão que me desafia a sair do sofá e a olhar para o mundo com esperança.

Neste curso, encontrei jovens com necessidade de parar, de voltar a um lugar onde já se sentiram bem e próximos de Deus, de estar com outros jovens que sentem os mesmos anseios e questões e assim, através da partilha, foram capazes de se apoiar mutuamente e juntos, encontrarem força e coragem para a missão que Deus nos confiou.

Encontrei jovens que querem ser protagonistas da mudança, que querem fazer parte de uma Igreja ativa e próxima do outro e assim sermos felizes nesta missão de ser animador.

Saímos do curso com o coração cheio e com força renovada para continuar a levar a história de amor de Jesus Cristo a outros jovens e assim descobrirmos onde está verdadeira felicidade.

Sílvia Oliveira (animadora da Equipa Diocesana)

Curso de Animadores 2019