Compromisso vereda de Felicidade

A felicidade vem do compromisso. Muitas pessoas pensam que quanto mais descomprometidos e mais “desprendidos”, sem ligações e/ou laços, nem obrigações e/ou deveres é mais feliz, porque fazem o que lhe apetece. Nada mais falso! Viver assim “desprendido” e/ou solto não é o mesmo que ser livre.
Apenas o compromisso com alguém, com causas e com valores é que nos libertam do cativeiro das fantasias e apetites que apenas nos dão a ilusão da verdadeira felicidade. (cfr. P. Vasco Pinto Magalhães)

A este propósito é muito interessante que nos diz o escritor Matheus Jacob:
Eu já assumi compromissos com quem nunca quis estar presente. Eu já reservei horas (e até mesmo anos) para preocupações não merecedoras de poucos segundos. (…) Felicidade não é um estado pleno ou linha de chegada, mas são os desajeitados passos de dança e suas companhias ao longo do caminho. É uma busca, não o destino. Esteja então muito bem acompanhado e mantenha a felicidade como compromisso.
(cfr., http://www.homemquesente.com/)

As nossas comunidades humanas precisam de jovens comprometidos para que o mundo seja efetivamente e afetivamente um lugar de maior felicidade para todos os homens e mulheres!

Deixe um comentário