CONSIGNAÇÃO DE 0,5% DE IRS E DE 15% DO IVA SUPORTADO

O CAFJEC – CENTRO DE ACOLHIMENTO E FORMAÇÃO JOVENS EM CAMINHADA tem como missão acolher jovens marginalizados num Centro de Acolhimento construído para o efeito, o qual serve também para ministrar formação aos jovens dos 45 grupos de jovens da diocese de Braga que o integram.

Para ajudar esta nobre causa social, bastará doar 0,5% do seu IRS, sem qualquer perda de benefícios, uma vez que os 0,5% são retirados do imposto total que o Estado liquida, e não do que será devolvido ao contribuinte, caso o mesmo tenha direito à restituição do imposto cobrado. Na prática, trata-se de cada contribuinte decidir qual o destino a dar a parte dos impostos que o Estado lhe cobrou ao longo do ano.

Este ano há a possibilidade de ajudar ainda mais, pois, além da doação de 0,5% do seu IRS pode ainda doar 15% do IVA suportado, sem qualquer perda de benefícios, em faturas de prestações de serviços comunicadas à Autoridade Tributária, respeitantes a quatro setores de atividades: reparação de automóveis, reparação de motociclos, alojamento e restauração e cabeleireiros ou institutos de beleza. O valor do IVA que os contribuintes têm direito a deduzir e que poderão doar ao CAFJEC, poderá ser consultado no portal e-fatura, em https://www.acesso.gov.pt/jsp/loginRedirectForm.jsp?path=painelAdquirente.action&partID=EFPF.

A materialização destas doações faz-se através do simples preenchimento do Quadro 9 do Anexo H da Declaração Modelo 3 de IRS referente ao ano de 2013, a entregar em suporte papel, durante os meses de março e abril de 2014, ou através da internet, durante os meses de abril e maio de 2014, da seguinte forma:

Captura-de-ecrã-2014-02-5-às-23.10.54

Através da Internet

(Nota: Até à presente data a aplicação de IRS não contempla ainda o campo do IVA abaixo indicado, sendo provável que possa ter essa configuração)

1. Caso pretenda doar 0,5% do IRS liquidado + a dedução de 15% do IVA suportado, deve preencher da seguinte forma:

Captura de ecrã 2014-02-5, às 23.11.16

2. Caso pretenda doar apenas 0,5% do IRS liquidado, deve preencher da seguinte forma:

Captura de ecrã 2014-02-5, às 23.11.27

 

O nosso NIF é: 502 026 707.

Esta entrada foi publicada em Informações com as tags . ligação permanente.

Uma Resposta a CONSIGNAÇÃO DE 0,5% DE IRS E DE 15% DO IVA SUPORTADO

  1. João Mendes diz:

    Gostava de saber onde aparece o beneficio de 15% do iva no e-fatura quando na nota de liquidação, se faz parte das deduções à coleta dado não aparecer nunca a sua dedução, ao contrário do sobretaxa que na devolução aparece de facto descontado do imposto a pagar. Obgdo

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>